Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

Para repensar o casamento.....

SÍNDROME DE AVESTRUZ

   O deslocamento das cargas afetivas para trivialidades constitui um mecanismo de defesa contra coisas que geram tensão e ansiedade. Em vez de se ocupar desses assuntos aflitivos, a pessoa se preocupa com o ferro elétrico, a porta da geladeira ou o bico de gás.

   É uma variante do avestruz que enfia a cabeça na terra para não ver a tempestade. É aquela história: o que os olhos não vêem o coração não sente. Ocupando a cabeça com assuntos menores, não temos tempo para pensar os assuntos realmente importantes.

   Não é fácil mesmo a gente enfrentar as situações complicadas. A mente humana parece ter horror a tudo que gera aflição. É grande a tentação de fechar os olhos e deixar o barco correr. Tudo, menos ansiedade, tudo menos problemas indigestos.

   A mania de verificar coisas sempre representa algum deslocamento da atenção de algum assunto importante. Invariavelmente, é a denúncia de alguma gazeta que a mente está fazendo. Quem faz o que realmente deveria fazer, quem pensa no que realmente deveria pensar jamais apresentaria este sintoma.
Pena que as pessoas tenham tanto horror de enfrentar a vida como ela é, os problemas como eles são. Não só não os resolvem, como ainda correm o risco de ter sintomas tão desagradáveis e inúteis quanto esses.

   A coisa se complica quando o próprio problema foi reprimido e está inconsciente. Por exemplo, uma mulher pode nem perceber que está achando sua vida uma chatice, que está detestando seu casamento, Então, por mais que olhe para dentro de si, não encontrará os problemas que está evitando. Sinceramente, pode achar que está tudo indo bem. Quando a cegueira chega a esse ponto, só resta buscar algum auxílio terapêutico. Sozinha, ela não se libertará....

Crônica escrita pelo saudoso psicanalista EDUARDO MASCARENHAS....

Um comentário:

  1. Não tinha noção o quanto seu blog é interessante, estou fascinada. Pena não ter tempo suficiente hoje para ler tudo. Mas com certeza voltarei.
    Beijos
    Lena
    Atelie Patch Com Amor

    ResponderExcluir