Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A oração é a vida cotidiana

Consegue-se mais coisas com a oração do que este mundo sonha

Asfred, Lord Tennyson

No princípio era a Palavra.
E a  Palavra estava com Deus.
E a Palavra era Deus.
Será que eu posso ter a Palavra?

Algumas mulheres sabem que rezam. Outras acham que não porque não ficam de joelhos de manhã e à noite. Ficam de pé no escuro, com filhos doentes, visitando um pai idoso na hora do almoço, apoiando com o seu trabalho os sonhos daqueles a quem ama, ajudando um amigo a suportar o sofrimento ou a alegria, alimentando corpos e almas. Isso também é oração.
Pois, quer percebamos ou não, as mulheres rezam com todas as respirações e com todas as pulsações. Rezamos com o desejo, o anseio, a fome, a sede, os suspiros, os remorsos, os lamentos. Rezamos com a decepção, o desânimo, o desespero, a descrença. Rezamos com a raiva, a fúria, o ciúme, a inveja. Rezamos com o prazer, a satisfação, a felicidade, o entusiasmo, a alegria. Rezamos com a gratidão, o reconhecimento, a apreciação, o alívio. Rezamos quando confortamos, animamos, consolamos. Rezamos quando rimos. Rezamos quando choramos. Rezamos quando trabalhamos e brincamos. Rezamos quando fazemos amor ou preparamos uma refeição.Rezamos quando criamos ou quando admiramos a criação. De uma forma ou outra rezamos. A vida cotidiana é a própria oração, como a conduzimos, como a celebramos, como a consagramos. Só que algumas orações são melhores que as outras. As orações conscientes são as melhores.
Na sua forma mais pura, a oração é conversa. Comunhão. Conexão. Intimidade. A oração é o dialeto da Divindade. A oração, é na verdade, a conversa autêntica porque voce não precisa se refrear; pode dizer o que precisa ser dito, exatamente da maneira que quer expressar e quando quer expressar. Voce não será julgada. Não arriscará perder o amor; em vez disso, rezando aumentará a sua consciência desse amor. Não precisa organizar com cuidado as palavras para que não haja mal-entendido porque voce não será mal compreendida. Mesmo que não saiba o que quer ou precisa, o Espírito sabe o que voce está prestes a dizer, perguntar, pedir, gritar ou elogiar, antes de voce pronunciar uma sílada.
Então por  que necessitamos erguer as nossas vozes em prece?
Porque não é bom para as mulheres ficarem em silêncio. Precisamos extrair do nosso peito a vida real. Precisamos puxar para fora tudo o que nos atormenta, para que possamos lidar com isso. Não podemos fazê-lo quando estamos presas, e as mulheres, na verdade, se prendem a uma espécie de padrão autodestrutivo quando silenciam. "A vida de todas as pessoas é vivida como uma série de conversas" nos diz Deborah Tannen.As mulheres rezam porque precisam falar com Alguém que efetivamente escute.

Extraido do livro  Simplicidade e Plenitude  de     SARAH BAN BREATHNACH

Um comentário:

  1. O conteúdo do seu blogue é muito bom!
    Parabés!
    Voltarei sempre que puder!
    Abraço

    ResponderExcluir